Minha mala foi violada e desapareceram alguns pertences.
- wvdadv
- 19 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Vamos imaginar a seguinte cena: “Você chega cansado depois de uma viagem e, ao desfazer as malas, percebe que está faltando alguns itens”.
Se isso não aconteceu contigo, é muito provável que você conheça alguém que já passou por isso e, infelizmente, esse é um caso comum nos aeroportos brasileiros.
Independente do fato de você já ter sido vítima de algum caso parecido, vamos dar algumas recomendações:
1) Se puder, lacre toda sua bagagem com aquele filme plástico, você logicamente terá que desembolsar o valor correspondente, porém evitará arranhões na mala e se sua mala for aberta, você saberá. Observação: sabe aquele cadeado entre os zíperes? Ele não funciona, nem adianta discutir, em breve postaremos um vídeo mostrando a “malandragem” utilizada para abrir uma mala trancada com cadeado;
2) Tire fotos do exterior e do interior da mala, tanto antes de despachar como depois de realizar a retirada na esteira. Ah, mas isso tem que ser feito na esteira, assim você evitará a surpresa desagradável de chegar em casa e sentir falta de alguns pertences;
3) Antes de despachar a bagagem, de preferência quando estiver em casa arrumando as malas para viajar, faça uma lista dos bens de cada mala. Acredite, se sua mala for violada, isso fará toda a diferença do mundo. Se possível, faça a declaração dos bens, pelo menos os bens de valores consideráveis;
4) Não teve jeito, você fez o que pode e mesmo assim teve a mala violada? Dirija-se imediatamente ao guichê da Companhia Aérea ou da ANAC e faça uma reclamação, quanto mais detalhes figurar na reclamação, melhor. Porém, lembre-se de verificar a mala ainda na esteira, não deixe isso para depois.
Agora vem a pergunta: “tomando todas essas precauções eu garanto que minha mala não será violada e meus pertences serão furtados?
A resposta é NÃO! Mesmo assim você corre o risco de ser prejudicado, porém, se seguir à risca as medidas acima, será muito mais fácil para requerer uma indenização pelo reembolso dos bens furtados e/ou danos morais sofridos.
Essas são as dicas da Equipe ReclameViagem.